Base Meteorológica do Mato Alto
A Base Meteorológica do Mato Alto (BMET) foi construída no período entre 07/03/2016 e 13/05/2016 no Campus Mato Alto da UFSC em Araranguá, SC (Figura 1). A base está localizada em uma região urbanizada, a cerca de 9 km da linha de costa e a 120 m distância do prédio UFSC no Campus Mato Alto (Figura 2).
Figura 1) a) Posição geográfica da Base Meteorológica do Mato Alto (MA) em Araranguá, SC e da Plataforma de Pesca Entremares (P) na costa sul catarinense. b) Localização, orientação e distância da Base de Observação do Oceano e Atmosfera do Campus Mato Alto (Nassif, 2017).
A BMET consiste em um piso de concreto armado de 2 x 2 m, com um cinturão de pedras para proteção contra incêndio e uma cerca para proteção contra roubo e vandalismo. Também foi instalada a fonte de energia para manutenção do LIDAR, através da passagem de 200 m de fios elétricos por conduítes desde o prédio da UFSC, até a base de concreto. Um pequeno abrigo de tijolos foi construído para instalação de um no-break com bateria (Figura 2).
Figura 2) Base do LIDAR no Campus Mato Alto da UFSC. Além da proteção contra furto, a base conta com um abrigo para instalação de um no-break. Uma base de concreto para uma futura torre meteorológica também foi instalada (ao fundo).
O equipamento ficou instalado na Base do Mato Alto de 15/04/2016 a 19/12/2016 coletando uma série inédita do perfil dos ventos nesta localidade. Nesse período, o LIDAR foi mantido em colaboração com o Curso de Engenharia de Energia da UFSC, sob apoio da Profª Carla D’Aquino (UFSC/Araranguá).